Pintura e Repintura de Carros

Conheça as diferenças e saiba como identificar retrabalhos

Diferenciar pinturas originais de Pintura e Repintura de Carros, pois  dicas-pintura-e-repinturaé importante para calcular adequadamente o valor de um veículo, bem como para saber lidar com ele em situações de reparos dentro da oficina.

Assim, é essencial entender como elas são feitas:

  • Pintura original: realizada por robôs, que empregam a mesma pressão e quantidade de tinta, bem como a mesma distância de aplicação, além de secagem a 280º C sem catalisador;
  • Repintura: feita manualmente, de forma desproporcional em relação à distância, pressão e quantidade de tinta, com uso de catalisador para a secagem.

Como identificar uma e outra? Devido ao estilo de secagem, a pintura automotiva original não perde brilho com facilidade, o que acontece com a repintura, uma vez que a evaporação provocada pelo catalizador produz uma anomalia no verniz que faz a área tingida ficar fosca.

E mais: como a fase de polimento nas repinturas não é eficiente nas arestas e cantos da lataria, basta passar a ponta dos dedos nestes locais para sentir por meio do tato uma aspereza que não existe nas pinturas originais.

As imperfeições da repintura automotiva também podem ser analisadas visualmente, uma vez que ela contém partículas de pó e sujeira provenientes de procedimentos e ambientes de trabalho precários quando comparados aos industriais.

As pinturas originais, por sua vez, realizadas em ambientes industriais controlados, mantêm a superfície da lataria lisa como vidro, praticamente sem imperfeições que possam ser constatadas a olho nu.

Quer saber mais sobre a ciência e a arte de pintar automóveis? Realize um Curso de Micropintura Automotiva ou Curso de Colorimetria Automotiva na oficina/escola Rgolden (11) 2143-1563.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
× Como posso te ajudar?