Soprador térmico: será que ele é útil para o Martelinho de Ouro? Vamos responder a sua pergunta!

Conheça o conceito do Soprador térmico, equipamento tão útil para o trabalho de Martelinho de Ouro

Soprador térmico
Bico Soprador Térmico

Tal qual o martelo, a alavanca, ou os pinos, o soprador térmico é item indispensável na maleta de ferramentas de um reparador profissional que se preze. Até porque esse equipamento é amplamente utilizado para o conserto de amassados na lataria de veículos. Independentemente do tamanho do estrago, da profundidade do dano, ou do comprometimento da lataria, o soprador térmico faz toda diferença.

A lógica para sua funcionalidade parte de um conceito básico da física que explica sobre a dilatação térmica. Nele um objeto quando aquecido sofre contração, graças a mudança no movimento das moléculas presentes em sua estrutura.

Partindo desse pressuposto, o soprador térmico é a alternativa mais viável para a contração da lataria de um carro. Além de ser mais rápido de ser executado, o processo com o equipamento garante desamasso perfeito, muito mais eficientes do que aqueles realizados com repuxo manual feito por ventosas.

Confira com mais detalhes neste vídeo imperdível, deixei no momento exato que falo do Soprador Térmico.  😀

Porém, cada caso é diferente. Vai partir do conhecimento e bom senso do profissional na hora da avaliação dos danos. Será ele que vai definir se existe a necessidade do soprador térmico durante o reparo de uma avaria.

Se for constado que sim, o técnico deverá apontar o equipamento na direção do estrago, em uma distância média de 30cm. O soprador deverá estar em constante movimento, preferencialmente circular, já que dessa forma vai atingir mais pontos de tensão. Inclusive, o equipamento poderá ser aproximado gradativamente na direção da avaria.

Em determinado momento será verificado que a tensão foi amenizada em virtude das altas temperaturas. A lataria então amolece e consequentemente se expande, voltando ao seu estado normal antes da deformação. Por isso é imprescindível que o reparador toque a região do amassado com a mão, para ver se ela está, ou não, aquecida pelo soprador térmico.

O emprego desse artifício no seu conserto promove mais agilidade no serviço e mais satisfação por parte do cliente.

Para saber mais sobre o soprador térmico, Confira abaixo um vídeo top, aonde uso o soprador para realizar um amassado grande.

Se gostou do post, compartilhe-o no Facebook esse post. Obrigado e até mais.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
× Como posso te ajudar?