7 dicas para iniciantes na área automotiva aplicarem na hora de fazer um orçamento

Se você está iniciando na área automotiva, receber um pedido de orçamento é um enorme motivo para comemorar. Afinal, as pessoas estão começando a se interessar pelo seu trabalho e querem saber mais detalhes sobre como ele funciona, incluindo o preço cobrado.

Mas, se ainda não sabe como criar um orçamento assertivo, com todos os itens importantes, nós iremos te ajudar. Preparamos um guia com 7 dicas que vão te orientar no momento de desenvolver o documento que orça o seu serviço. Veja só!

1.      Considere as despesas que terá

A primeira e principal dica que podemos te dar, é saber, exatamente, o que será utilizado para a realização do serviço que está sendo orçado. Considere todos os produtos que irá usar para fazer o trabalho e confira se o valor total que pretende cobrar cobre os custos básicos.

2.      Qualifique o valor da sua mão de obra

Na área automotiva, o bom profissional sempre se destaca. Isso porque, as pessoas investem em um bom serviço, na expectativa de ter um resultado positivo. Então, se a sua mão de obra é boa, cobre por ela. Considere um valor ideal de salário e divida pela quantidade de horas trabalhada. Depois, multiplique pelo tempo que irá gastar para realizar o serviço que está sendo orçado.

3.      Descreva o serviço que será feito

Para a criação de um bom orçamento na área automotiva, é importante dar detalhes sobre o serviço que irá realizar. Isso ajuda o cliente a entender o porquê dos custos e, também, a compreender porque deverá pagar por cada um deles.

4.      Não demore para mandar o orçamento

Entenda: se o cliente pediu um orçamento para você, também pode ter pedido para outro profissional da área automotiva. O fato de entregar esse informe rapidamente pode ser determinante para que ele escolha a sua empresa. Afinal, pode considera-lo mais atencioso ou, até mesmo, entender que essa rapidez também será aplicada na realização do trabalho.

5.      Crie um documento com todos os dados da sua empresa

Faça orçamentos que contenham todos os dados da sua empresa. Isso, além de garantir uma credibilidade maior, já que demonstra profissionalismo, também ajudará os clientes a encontrarem suas informações, como e-mail e telefone, caso tenham outros orçamentos à mão. Discriminar todos esses dados vai ajuda-lo a se colocar como uma opção acessível e isso pode ser um diferencial para a contratação.

6.      Converse com o cliente para entender exatamente o que ele busca

Nem sempre os clientes sabem pedir aquilo que realmente desejam ou precisam. Por isso, vale muito a pena bater um papo com ele e entender, exatamente, o que ele está buscando. Assim, poderá alinhar as expectativas dele com o seu serviço e ter uma relação de trabalho bastante positiva.

7.      Entenda que o orçamento não é só o preço do serviço

Por fim, a nossa última dica envolve você entender que o orçamento é, acima de tudo, um contato que o cliente terá com a sua empresa da área automotiva. Por isso, é essencial que ele contenha informações essenciais e seja um documento que promova relacionamento e acessibilidade. Desenvolva-o de maneira correta, seguindo as nossas dicas, e veja como ele poderá te ajudar a fechar mais pedidos!

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
× Como posso te ajudar?