Mãos habilidosas, cuidado e um olhar sensível. O profissional do Martelinho de Ouro, a funilaria artesanal, é um artista!
Sem pressa, com muito cuidado e utilizando técnicas e instrumentos específicos, o Martelinho de Ouro recupera com perfeição os danos na lataria de automóveis, causados não só por pequenas batidas no trânsito caótico de São Paulo, como também por chuvas de granizo, pedras, batidas em estacionamentos e amassados em geral. Com pressão suave na parte interna da lataria e instrumentos adequados, a técnica recupera o veículo, deixando-o perfeito.
No Brasil, a técnica surgiu nas grandes indústrias automobilísticas, década de 1970. Nos pátios, com pequenos acidentes, ou na inspeção final da linha de montagem, ao detectar imperfeições na lataria dos carros, havia a necessidade de desmontá-los para reparação, passando novamente por todas as etapas de produção. Isso implicava prejuízo à montadora, com o elevado custo para a recuperação dos veículos.
Com a frequência de reparos, os profissionais do setor de funilaria das montadoras desenvolveram a técnica de reparo sem causar danos à pintura, e também as ferramentas específicas (que vão desde martelos, espátulas, alavancas, pinos de nylon e aço, até os inusitados chifres de boi). Nessa época, chamava-se DSP (Desamassamento sem Pintura) ou PSSMR (PaintLess Shrinking Sheet Metal Repair).
O processo mais rápido e cuidadoso saiu dos portões das montadoras e ex-funcionários abriram suas próprias oficinas, os chamados “Martelinho de Ouro”, levando aos proprietários de automóveis o serviço inovador, rápido (pode ser feito em poucas horas), que preserva o veículo (sem lanternagem ou pintura), e tem um custo-benefício excelente. O nome faz referência à “preciosidade” do serviço executado, devolvendo o carro em perfeito estado ao cliente.
Com esse novo nicho em evidência, cursos especializados na técnica surgiram com o objetivo de capacitar profissionais, uma vez que a qualidade e precisão no serviço prestado são essenciais para o sucesso do negócio – uma pessoa despreparada pode aumentar ainda mais o dano no carro. Donos de oficinas mecânicas buscam a capacitação com o objetivo de complementar as atividades de suas empresas.
Com o mercado em crescimento, o Martelinho de Ouro tornou-se uma profissão lucrativa, com alta remuneração, e também globalizada: algumas ferramentas vêm sendo fabricadas nos Estados Unidos e o Brasil tem exportado profissionais (e até formado estrangeiros), que levam a técnica para outros países.