Saiba como usar e preservar os vários tipos de boina para polimento automotivo
Como qualquer outro acessório de reparo automotivo, a boina para polimento necessita de cuidados especiais, principalmente no que se diz respeito à durabilidade do produto. Confira a seguir algumas dicas de como a utilizar da forma correta, a fim de preservá-la por muito mais tempo.
1-) Para realizar cristalização e espelhamento automotivo, o processo de polimento deverá passar por três etapas distintas: corte, refino e lustro. Para cada procedimento, uma boina de polimento específica precisa ser utilizada.
2-) No primeiro passo, o profissional deverá realizar o corte com a boina branca. Esse material é mais abrasivo, já que nesse processo os maiores riscos serão eliminados da lataria do veículo. A aplicação da massa de polir, juntamente com a boina branca, se faz necessária para essa primeira etapa.
3-) Em seguida, o profissional deverá se atentar aos riscos remanescentes do primeiro passo. Por meio de uma boina amarela é possível remover as indesejadas marcas, nesse processo que é conhecido como refino.
4-) Por fim, no processo de lustro, o profissional deverá utilizar uma boina de espuma macia. Essa etapa é primordial para os processos de cristalização e espelhamento, já que todos os hologramas, riscos teia de aranha e marcas de chuva ácida serão definitivamente removidos. Para esses casos, existem dois tipos de boina para polimento: a fina, para carros de todas as cores, e a ultrafina. Essa última é utilizada especialmente para carrocerias pretas, pois são as que mais aparentam manchas e hologramas.
5-) Após todo o processo de polidez, as boinas deverão limpadas. Afinal, a boa manutenção do material permite mais tempo de vida útil. Recomenda-se que cada boina seja mergulhada em balde com água e sabão (pode ser detergente). Após ser retirada do recipiente, sua secagem deverá ser feita na sombra.
6-) Após a secagem, alguns felpo remanescentes da lavagem estarão desprendidos por toda a extensão da boina. Esses resíduos poderão ser retirados manualmente pelo profissional. Dessa forma, a mesma boina estará apta para ser reutilizada por cerca de 15 a 20 vezes. Tome cuidado para armazená-la em local fresco e úmido.
A Rgolden trabalha com o curso de cristalização e espelhamento. Os professores que ministram aulas na escola contam com ampla experiência no mercado de reparos automotivos.
Agora, se quiser mais dicas de cristalização e espelhamento, confira esse link
Caso tenha gostado do texto, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais.
Obrigado e até a próxima.