Centro de estética automotiva já está na lista de lugares indispensáveis para os apaixonados por carros. Com inovações tecnológicas surgindo constantemente para melhorar a aparência dos veículos, oferecer esse tipo de serviço se tornou essencial para conquistar cada vez mais clientes.
No entanto, para que o seu centro de estética automotiva tenha sucesso diante da concorrência e se destaque no mercado, é fundamental que você faça a diferença e ofereça não apenas o melhor serviço, mas também se torne inesquecível para quem te procura.
Para te ajudar, separamos 12 dicas para se tornar ainda mais competitivo no mercado e tornar o seu espaço uma referência na área.
1. Crie um checklist de entrada do veículo
Vamos começar as nossas dicas, considerando aquele tipo de cliente que todos nós sabemos que existe: o “espertinho”, que quer mais do que contratou. Para se proteger desse tipo de situação e evitar desconfortos no momento da entrega do serviço, sempre faça um checklist de entrada e verifique todos os pequenos detalhes do carro.
O ideal é realizar essa verificação inicial juntamente com o cliente, para que fique claro quais são as suas indicações para o trabalho e o que ele pode esperar, quando for buscar o veículo.
2. Ofereça um preço compatível com o serviço que está prestando
Outro benefício de acordar o trabalho antes de começar a executá-lo, é o de chegar ao preço sem que haja nenhum estresse. Verifique quais são as necessidades e os desejos do cliente, e precifique de acordo com o nível de trabalho que terá.
Evite aumentar o preço apenas para diminuir caso ele tente barganhar. Isso, por mais que pareça um agrado ao cliente, pode ser visto como “oportunismo” e gerar uma certa desconfiança.
3. Flexibilize as formas de pagamento
Um bom centro de estética automotiva oferece diversas opções de serviço e, acredite, tem clientes que vão querer todos eles – ou a grande maioria. Porém, nem sempre eles terão um orçamento pronto para tantos procedimentos e, por isso, flexibilizar o pagamento pode te garantir um projeto mais robusto.
Para tanto, invista em máquinas de cartão e converse com as operadoras sobre a redução de juros para o parcelamento. Em alguns casos, fazer financiamentos direto pela oficina também pode ser uma ótima opção.
4. Tenha um atendimento de excelência
Não se esqueça que o seu centro de estética automotiva é, acima de tudo, uma empresa e, por isso, é fundamental atender os seus clientes com um padrão de excelência. Profissionais competentes e capacitados são essenciais, mas saber falar com o público também é algo indispensável para um bom resultado no final do mês.
5. Invista em treinamento e capacitação da sua equipe
Continuando na mesma linha de pensamento, a capacitação da sua equipe é um dos grandes segredos para elevar o nível do seu centro de estética automotiva. Por isso, invista em treinamentos e cursos sobre detalhamento de veículos, para que eles sejam cada vez mais capazes de executar os trabalhos com maestria e, também, explicar tudo sobre o que foi ou será feito.
6. Converse bastante com o seu cliente
A melhor maneira de agradar um cliente, é sabendo exatamente o que ele quer. Então, enxergue esse contato inicial como um investimento, onde você terá a oportunidade de aprender mais sobre as suas expectativas e, assim, terá mais conhecimento para alcança-las.
Outro ponto a se destacar dentro dessa dica, é sobre a confiança que você demonstrará a ele. Fale sobre as suas capacitações, explique sobre os serviços que pretende executar, sobre as manutenções e tenha as respostas para as dúvidas que podem surgir.
7. Invista no marketing digital
Investir em marketing, de modo geral, traz resultados significativos para as empresas. No entanto, no caso de um centro de estética automotiva, o recurso do marketing digital pode ser um chamariz para a sua oficina.
Na verdade, conforme nos mostra essa matéria do portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios,
investir nesse caminho é uma forma de garantir a sua presença no cotidiano das pessoas e ser lembrado, quando for o momento..
Crie publicações frequentes, que mostram o dia-a-dia de seu centro, com vídeos e fotografias sobre os serviços executados. Esse tipo de publicidade gera mais confiança em seu trabalho, pois os interessados terão pequenas provas de quão bom é o seu centro de estética automotiva na prática.
8. Crie diferenciais e fale mais sobre os seus serviços de estética automotiva
Ninguém quer deixar o carro na mão de amadores. Por isso, é importante que você, além de ser muito bom em detalhamento automotivo, também saiba divulgar toda a sua capacidade. Não tenha receio e muito menos pudor de se expor em redes sociais, pois o vínculo do seu rosto com a empresa pode ser o que falta para alcançar aquele cliente mais desconfiado.
9. Valorize os seus clientes fieis
Na sua jornada para conquistar cada vez mais público e ter um centro de estética automotiva renomado, é imprescindível que você jamais se esqueça dos clientes fiéis. O ramo do detalhamento automotivo costuma ser repleto de apaixonados por carros que estão, constantemente, fazendo algum pequeno reparo e é ótimo quando eles voltam para você, depois de uma execução impecável.
Então, valorize esses clientes tanto quanto valorizará os novos, que ainda vai conquistar. Eles são, acima de tudo, a sua maior propaganda, pois, acredite, terão o maior prazer em contar qual foi o centro de estética automotiva que deixou o seu carro ainda mais bonito.
10. Serviços express podem ser uma ótima opção
Por mais que o serviço de detalhamento exija paciência, dedicação e tempo, oferecer alguns serviços mais simples em um prazo menor, pode ser um diferencial que tende a agregar em sua oficina.
Verifique a possibilidade dentro de seu cronograma e veja se pode disponibilizar essa opção. Por vezes, fazer um pequeno reparo dentro de um prazo mínimo pode instigar o cliente a voltar, dessa vez com mais tempo e interesse.
11. Organize seu tempo e não perca prazos
Essa é uma dica essencial para todas as empresas que desejam ter um bom relacionamento com os clientes: cumprir os prazos. Invista em ferramentas de gestão organizacional e mantenha o seu cronograma de trabalhos sempre atualizado.
Outro ponto a ser destacado dentro desse tópico, é que “prazos” se estende para além da entrega de um veículo. Responder os clientes, seja por e-mail ou mensagem, também deve ser feito com a máxima rapidez, para garantir que manterá o interesse dele em executar os reparos em seu centro de estética automotiva.
12. Ofereça vantagens para que os clientes sempre retornem
Um desconto nem sempre significa perda de dinheiro para você. Por vezes, ele pode ser o chamariz para que você feche um contrato muito maior. Então, invista nos clientes que já têm e ofereça vantagens para que ele realize novos trabalhos em seu centro de estética automotiva.
Planos de manutenção mensal, lavagem técnica especializada, higienização, todos esses serviços podem ser vistos como benefícios, quando se oferece alguma condição especial.
Torne o seu centro de estética automotiva ainda mais conceituado!
Depois de todas essas dicas, você poderá tornar o seu centro de estética automotiva uma verdadeira referência na área. Fizemos questão de selecionar tópicos que garantem um bom relacionamento com os clientes e que, também, são voltados para a gestão do seu pessoal.
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