As chuvas, principalmente no verão, costumam trazer um companheiro indesejável para todo proprietário de veículo, o granizo. As pedrinhas de gelo que caem do céu amassam e danificam muito a lataria do carro, e normalmente para consertar estes estragos, o prejuízo é grande no bolso do proprietário com a chuva de granizo.
A lataria do carro é a mais atingida quando os temporais se tornam chuva de granizo. Já imaginou aquele Citröen C3 novinho, com o teto de vidro, e as pedras atingindo principalmente o teto e o capô do carro? Os prejuízos são incalculáveis. Mas, não é difícil encontrar aqueles proprietários de veículos que tiveram problemas com vidros quebrados pelo tamanho das pedras de gelo e pela força da chuva.
Os seguros de automóveis têm cobertura para eventos da natureza como chuva e alagamento. Mas isso não sai barato, porque para consertar os estragos causados pelas pequenas pedrinhas de gelo é preciso acionar o seguro e pagar a franquia. Isso pode ser ainda mais caro que fazer o conserto em martelinhos de ouro ou outros serviços específicos de lataria e funilaria.
Cuidados com a lataria
Os carros que não ficam em garagens fechadas e dormem ao relento são mais propícios a sofrerem com os problemas de lataria. Os cuidados devem ser redobrados com o visual destes veículos que precisam passar por constantes lavagens e aplicação de cera para não perder o brilho da cor.
Mas naquele dia de sol, o motorista estaciona o carro na rua, e não percebe que no meio do calorão vem a chuva de verão, com formação de granizo. Normalmente essa chuvarada duram alguns minutos e deixam estragos incomparáveis para o carro e para o bolso do proprietário.
Diante de um carro todo amassado pelas pedras de gelo da chuva de granizo o que resta é uma passadinha em um martelinho de ouro. O serviço de desamassar os pequenos “ovinhos” que ficam na lataria é minucioso e deve ser realizado com muita paciência para que o veículo fique novinho.
Depois de desamassar todos os pontos atingidos pelas pedras de gelo é preciso fazer uma nova pintura no carro, que deve ter perdido o brilho da cor original neste processo, por mais delicado que ele seja.
Portanto, apesar de ser quase impossível prever quando uma chuva de granizo irá ocorrer, é preciso tomar cuidado ao deixar o carro na rua no verão, época em que acontecem esses fenômenos da tempestade com mais incidência.
Previna-se contra o granizo
A chuva de granizo é um fenômeno que ocorre quando as condições climáticas ficam muito quente e muito úmidas ao mesmo tempo, isto normalmente acontece no verão, a estação mais quente do ano.
Quando a temperatura está bem alta e com grande umidade o ar quente sobe e entra em contato com as massas de ar frio, formando as nuvens de tempestade, onde se forma os granitos. Por causa dos fortes ventos estes temporais costumam ser intensos por períodos curtos e logo, após alguns minutos, estas tempestades param.
Mas afinal, com todo esse processo formado de tão rapidamente, como se prevenir dos estragos que as chuvas de granizo causam? Vamos para algumas dicas que podem funcionar.
As oficinas de martelinho de ouro são as mais procuradas depois de cada tempestade de granizo que atinge a cidade. O serviço de reparo consegue recuperar a aparência da lataria como se o carro estivesse novo, mas desde que este trabalho seja minucioso e bastante cuidadoso. Os amassados causados pelas pedras de gelo costumam amassar bem a lataria, o que causa prejuízos inimagináveis para os proprietários de veículos.
Ao procurar carros usados para comprar os clientes buscam não só por automóveis com a mecânica perfeita, mas também aqueles com a lataria impecável. São diversos os modelos e marcas disponíveis para os clientes. Mas imagine, encontrar aquele carro com a mecânica impecável como muitos HB20 seminovos, mas que quando o cliente chega perto, se depara com muitas marcas na lataria.
Ou então procurar um Chevrolet Ônix à venda e encontrar carros destruídos pela ação do tempo, mesmo com pouco tempo de vida útil. Ao buscar um carro seminovo o cliente precisa estar atento com as condições da aparência do veículo, que se ficar muito exposto ao sol e a chuva, tem a pintura e lataria corroídas.
Para evitar que seu carro se enquadre neste terrível perfil, de ótimo veículo na parte mecânica, mas visualmente danificado, vamos para três dicas infalíveis para deixar a lataria do veículo impecável:
Deixar o carro sujo danifica a lataria, mas lavar da forma incorreta e com o produto errado pode ser ainda mais prejudicial. É preciso iniciar a lavagem de cima para baixo, para evitar que sujeiras ou pedras risquem a lataria. A lavagem deve ser feita com espuma sem aderência e usando sabão neutro para não riscar e nem manchar a pintura. O carro deve ser lavado preferencialmente uma vez por semana para não acumular a sujeira.
A aplicação da cera protege e torna impermeável a lataria do veículo com o seu uso regular. Os raios solares são os maiores causadores de estragos na pintura e lataria do carro. Por isso, deve ser aplicada após a lavagem, com o carro já seco, e preferencialmente fora do sol.
Não se deve passar a cera nas partes plásticas e emborrachadas para não manchar. Para estes locais é recomendado o uso de lubrificantes específicos.
Muitos proprietários utilizam as capas para proteger a lataria dos veículos que ficam expostos ao tempo, mas está pode não ser uma boa ideia. O uso exagerado da capa pode causar arranhões na pintura na colocação e retirada. A poeira também pode ajudar nos arranhões caos esteja acompanhada de possíveis sujeiras.
Gostou deste artigo sobre os estragos que a chuva de granizo pode causar nos veículos?
Então que tal compartilhar com seus amigos estas informações importantes para manter a lataria do seu carro impecável, mesmo em tempos de grandes temporais de verão.
Até a próxima!