Poucas pessoas sabem, mas a colorimetria automotiva é um dos processos mais importantes da linha de produção de carros. Desde a montagem de veículos, especialistas trabalham incessantemente em prover as cores mais atraentes para as latarias.
Muitas delas são produzidas quimicamente por profissionais qualificados. E como não podia ser diferente, o mesmo deve ocorrer em oficinas que oferecem o serviço de repintura.
Sem esse tipo de trabalho, a tonalidade da cor pode destoar de acordo com a tinta empregada originalmente. Aí que entra novamente a colorimetria automotiva, já que disparidades podem ocorrer em locais com pouca credibilidade, resultando na perda eminente da confiança por parte dos clientes.
Existe uma grande variação de cores, que podem ser mensuradas por meio de fórmulas em pantones. Baseado nesses parâmetros, o profissional deverá acertar a tonalidade fazendo a homogeneização e diluição da tinta, mediante as orientações do fabricante. O emprego das ferramentas, como a pistola, também se faz necessário. Para se utilizar dela, é necessário bastante cuidado e capricho. Afinal, pressão de mais, ou de menos, podem afetar a intensidade da cor na hora da aplicação da tinta sobre a chapa do carro.
Quando houver essa diferenciação, o profissional deverá fazer o ajuste necessário com a pigmentação e quantidade exata da fórmula informada.
Todas essas técnicas devem ser aplicadas em conformidade com os parâmetros, mas também devem ser praticadas de antemão.
Para isso, um curso de colorimetria automotiva se faz necessário.
Para não ficar atrás da concorrência recomendamos as aulas ministradas pela Rgolden.
São quatro módulos distintos que irão qualificar o futuro profissional a exercer a complexa função.
Os fundamentos vão desde o estudo das cores (luz, absorção, reflexo, características, metamerismo, etc), até técnicas de pigmentação, aplicação e de cores opostas. Além do mais, o estudante estará apto a abrir o próprio negócio, graças as noções de empreendedorismo, que também são ensinadas no curso.
Portanto, não deixe de conhecer a Rgolden e os cursos de colorimetria e pintura automotiva.
Se gostou, compartilhe o texto nas redes sociais.
Obrigado e até a próxima!