10 dicas para vencer em tempos de crise no setor automotivo
A pandemia do COVID-19 está, sem dúvida, trazendo grandes prejuízos, tantos para a saúde pública quanto para o mercado econômico. O fato é que, devido a pandemia, o Brasil está em momento difícil para todos empreendedores do país, não deixando de fora a crise no setor automotivo.
Mas, nesse momento, também é preciso ter calma para buscar soluções que possam amenizar as consequências da crise no setor automotivo.
Pensando nisso a Rgolden , referência em cursos no setor automotivo, resolveu trazer, através desse conteúdo, 10 dicas para vencer em tempos de crise no setor automotivo.
1 – Planejamento financeiro
O planejamento é o pilar que mantem um negócio funcionando por um longo período, prova disso é mostrada no dia a dia, por exemplo:
Em todo lugar existe comércios pequenos, como um pequeno mercado, que operam por décadas sem quebrar enquanto outros abrem e fecham as portas.
Isso acontece a todo momento e está ligado diretamente ao planejamento financeiro. Quando se tem um negócio próprio é preciso pensar em 3 fatores:
- Custos operacionais
- Margem de lucro
- Fundos emergenciais
Todas as oficinas de martelinho, pintura e funilaria ou de estética automotiva que realizam o planejamento financeiro conseguem se manter funcionando sem riscos de fechar as portas nesta crise no setor automotivo.
2 – Inovação e personalização
Embora as vendas de automóveis tenham caído durante a pandemia do COVID-19, ainda existem milhares de carros circulando todos os dias, portanto, o público alvo do profissional que trabalha com manutenção automotiva ainda está presente nos dias atuais, tanto que é um serviço essencial.
Mas, para alcançar o público em um momento de crise no setor automotivo, é preciso inovar ou personalizar o negócio.
Tal inovação pode vir na forma de:
- Oferecer pacotes de serviços
Uma oficina de pintura, por exemplo, pode oferecer o serviço de estética automotiva incluído no pacote, entregando o automóvel impecável para o cliente por um preço satisfatório. - Levar a oficina ou estúdio até o cliente
O atendimento a domicilio é um diferencial em qualquer tipo de negócio, principalmente no setor de manutenção automobilística
A inovação pode, além de ajudar a se manter durante a crise, se tornar uma nova metodologia de negócio a longo prazo, diferenciando-se dos concorrentes.
3 – Buscar soluções para os problemas
A crise faz muitos empreendedores perderem a razão e olharem somente para os problemas. É de extrema importância, durante a crise, buscar soluções que possam agregar ao negócio e, dessa maneira, continuar lucrando.
Para buscar soluções, a Rgolden sugere o seguinte passo a passo:
- Identificar, por ordem, os problemas
- Encontrar as possíveis soluções
- Criar um plano de negócio
Fazendo isso é possível resolver a grande maioria dos problemas ligados ao negócio e contorna-los em curto período de tempo.
4 – Qualificação e Capacitação serão diferenciais
Como foi mencionado em tópico anterior, o momento é de estar a frente do mercado, pois, durante a crise o público certamente optará pelos profissionais mais capacitados.
Por exemplo:
Um profissional que trabalhar com higienização de veículos, mas sem uma capacitação na área, poderá perder mercado e, com isso, acabar fechando o estabelecimento.
5 – Buscando nichos de negócios quentes
O setor automotivo possui uma serie de nichos de mercado que estão sempre em alta, mas isso pode não acontecer no momento em que o Brasil está passando por uma crise econômica.
Sabendo disso é preciso se antecipar e identificar os nichos que continuarão quente durante a crise. Com experiencia e autoridade no assunto, a Rgolden pode apontar algumas sugestões, como pode ser visto abaixo:
- Estética automotiva
- Funilaria Express
- Pintura automotiva
Essas áreas não esfriam, pois, por mais difícil que o mercado econômico se encontre, as pessoas zelam por seus veículos.
6 – Criar parcerias
Criar parcerias é fundamental para manter o negócio em pleno funcionamento durante a crise no setor automotivo.
Tais parcerias podem vir de várias formas, as mais comuns são:
- Parceria com vendedores de peças
A parceria com uma autopeças pode ser funciona da seguinte maneira: Um estabelecimento indica o outro para os clientes. - Parceria entre oficinas
Se um estúdio de pintura formar uma parceria com uma oficina mecânica, os dois estabelecimentos podem sair ganhando, uma vez que são de nichos diferentes e o público é, praticamente, o mesmo.
Com isso em mente, basta encontrar os parceiros certos para aumentar o fluxo de clientes dentro da oficina.
7 – Fidelizar clientes
Mais importante que ter novos clientes, é fidelizar os clientes antigos. Isso faz com que o negócio nunca pare.
Abaixo seguem algumas dicas para fidelizar clientes com facilidade:
- Dar ao cliente um bom resultado final
- Manter contato com o cliente
- Oferecer diferenciais e brindes
Muitas vezes até um pequeno brinde pode fidelizar um cliente que, por sua vez, irá procurar o estabelecimento quando precisar.
8 – Criar um Plano de negócios
Ter um plano de negócios, como já foi mencionado, é fundamental para ter um negócio prospero durante a crise.
Para isso é preciso definir alguns itens, tais como:
- Estipular metas mensais
- Divulgação
- Execução
- Controle de gastos
Um plano de negócio pode ir ainda mais a fundo, mas com esses itens já é possível obter resultados concretos seguindo uma expectativa pré-definida.
9 – Aproveitar as oportunidades
É muito comum, principalmente no setor de manutenção automobilística, que o cliente vá até a oficina e pergunte ao profissional a respeito de determinado serviço.
O fato é que, muitas vezes, o profissional não é capacitado ou não sabe realizar aquele tipo de serviço e dispensa o cliente.
Isso nunca deve ser feito, pois, as oportunidades devem ser aproveitadas. Por exemplo: Se foi pedido um polimento no veículo e o profissional não trabalha nessa área ele pode:
- Terceirizar o serviço e capacitar-se
É possível terceirizar o serviço e buscar a capacitação para realizar as próximas solicitações. - Contratar um colaborador
Ter alguém especializado também pode ser a solução.
O fato é, aceitar o serviço, mesmo que terceirizando os primeiros trabalho, é uma maneira de aumentar o leque de negócios e, no futuro, usufruir dessa nova modalidade.
10 – Divulgação gratuita
Não importa o quão bom a oficina realiza o trabalho, se essa competência não chegar ao público em geral, o número de clientes nunca irá aumentar significativamente.
Portanto, é preciso utilizar dos principais canais de comunicação gratuitos para divulgar o negócio, veja abaixo nossos canais e como se comportamos, tais como:
Com uma boa divulgação, certamente o número de clientes irá aumentar rapidamente ou, durante a crise, a oficina continuará trabalhando normalmente.
Conclusão sobre a crise no setor automotivo
O conteúdo acima foi criado com o intuito de mostrar ao leitor que, apesar da crise econômica, é possível continuar trabalhando e lucrando no setor automotivo. A Rgolden entende isso e possui toda estrutura necessária para transmitir o conhecimento técnico e prático para seus alunos.