Chegou a hora de saber como empreender no setor automotivo com a Rgolden
O número de microempreendedores está cada vez maior no Brasil e, diferente de outros países, muitos estão largando a estabilidade do emprego e arriscando novos negócios. Esse fenômeno está acontecendo no país devido aos baixos salários oferecidos na iniciativa privada, além da taxa de desemprego que, diga-se de passagem, é muito grande, então vamos te ensinar como
empreender no setor automotivo.
A grande dificuldade de quem busca o negócio próprio está, justamente, em saber por onde começar, por esse motivo nós, da Rgolden, resolvemos trazer um artigo completo sobre o assunto, mostrando como planejar um negócio automotivo e quais são os primeiros passos para fazer isso de forma segura e sem prejuízos.
Como planejar um novo negócio
O grande erro, que muitos que querem empreender no setor automotivo cometem no início, é criar um negócio sem o devido planejamento e, quando o negócio já estiver funcionando, perceber que havia muitos outros fatores que deveriam ter sido revisados, por esse motivo é sempre aconselhável começar o negócio no papel e analisá-lo com clareza. Na lista abaixo o leitor poderá observar quais são os primeiros passos a serem tomados, independente de qual setor automotivo irá atuar.
- Criar uma estratégia vencedora
O primeiro passo para começar a trabalhar é ter uma estratégia ou plano de negócio para auxiliar o empreendedor durante os primeiros meses. Tudo deverá ser incluso aqui, por exemplo: Contatos com fornecedores, segundas opções e tipo de negócio.
- Os custos iniciais
Todo o negócio gera custos, por mais simples que o mesmo seja, mas isso não é problema quando o empreendedor tem conhecimento de quanto irá gastar. Aqui o leitor deverá colocar todos os valores que serão investidos para começar a trabalhar, por exemplo: Um negócio de Car Detailer requer equipamentos e produtos específicos, portanto, é preciso realizar uma ampla pesquisa de mercado para adquirir esses produtos e equipamentos.
- Custos operacionais
Além do custo inicial, que botará o negócio na prática, é preciso ter em mente os custos de operação, tal como: Conta de água, luz e, se necessário, funcionários.
Ter em mente quanto se irá gastar por mês é muito importante, pois, por se tratar de um novo negócio os primeiros clientes podem demorar um pouco a aparecer, sendo necessário uma pequena injeção de dinheiro para cobrir os custos. Claro que, quem entrar em um negócio automobilístico, deve ter em mente que esse nicho de mercado está sempre quente, portanto, é muito difícil que o mesmo não dê certo, mas no início é preciso ter paciência.
- Tudo na ponta da caneta
Quando um negócio entra em operação, o dinheiro pode começar a entrar rapidamente e ter o controle de caixa é de extrema importância para a administração do negócio. Não é incomum que pequenas empresas, que oferecem um ótimo trabalho, fechem as portas por não controlar o dinheiro que entra adequadamente.
- Conhecendo o público alvo
O público alvo de um negócio automobilístico é, certamente, pessoas que tenham em suas residências automóveis, mas esse leque é muito amplo, portanto é preciso afunilar o público de modo a atrair somente pessoas que realmente se interesse pelo trabalho proposto, por exemplo: Funilaria automotiva possui um público extremamente amplo, pois é muito comum que os carros, eventualmente, fiquem amassados devido a algum acidente, portanto é preciso oferecer o serviço de modo que o público entenda que, se contratar o serviço, terá seus problemas resolvidos.
- A divulgação do negócio
Não é incomum de vermos negócios excelentes com poucos clientes e outros que oferecem um trabalho de menor qualidade com muitos clientes. Isso acontece, em grande parte, devido a divulgação do serviço, seja através de mídias online ou offline, por exemplo: Um negócio automotivo que utilize mídias sociais para promover seus serviços certamente irão lucrar muito uma vez que, nos dias de hoje, tudo é feito através da internet.
Abaixo é possível observar como o negócio deve ser divulgado:
- Canais de comunicação
Para a divulgação é preciso, primeiramente, escolher os canais de comunicação que serão utilizados para atrair o público. Por exemplo: Posts no Facebook, a rádio local, emissoras de televisão, folhetos etc. Um fator importante, que deve ser levado em consideração, é que quando o negócio for divulgado na internet, é preciso ter muito cuidado com a forma que ele será exposto para não atrair pessoas que não interessam para o negócio.
- Atraindo os primeiros clientes
O primeiro passo, quando o negócio já estiver em funcionamento, é atrair os primeiros clientes. Para fazer isso de modo efetivo é possível utilizar diversas ferramentas de publicidade, tais como: Promoções, festa de inauguração e, também, divulgando como o serviço é realizado. Quando alguém vê o que será feito em seu automóvel aumenta muito as chances de que essa pessoa contrate o serviço.
- Buscando parcerias
Como foi dito anteriormente, o negócio automobilístico é muito amplo e pode ir desde uma simples oficina mecânica até o trabalho minucioso de um Car Detailing, portanto, se o empreendedor investe em funilaria, ele pode buscar parcerias com oficinas mecânicas que o indicaram para seus clientes, criando assim uma corrente do bem onde as empresas se ajudam.
Tendo em mente as informações citadas acima, já é possível iniciar a divulgação do negócio da forma correta e atrair os primeiros clientes rapidamente, lucrando logo no início.
- Retendo clientes – Pré-Venda e Pós-venda
Reter clientes é tão importante quanto adquirir novos clientes, isso porque muitas vezes o que faz a empresa crescer, principalmente no meio automobilístico, é a volta de um cliente para realizar novamente o serviço. Para reter clientes é preciso, além de oferecer um serviço de qualidade, prestar um ótimo atendimento no pré e pós venda, por exemplo: Se o empreendedor tratar bem o cliente na hora de vender e, na hora de dar algum atendimento pós venda, trata-lo com indiferença, é muito provável que essa pessoa não voltará para fazer novos negócio e pode, ainda, manchar a imagem da empresa publicamente.
Esse artigo foi criado com o intuito de mostrar para o leitor como um negócio automobilístico deve ser planejado, isso por que o problema nos dias de hoje não está no profissionalismo, mas sim na falta de capacidade que a grande maioria das pessoas tem de entender como um negócio funciona por trás das câmeras, ou seja, vai muito além da prestação do serviço em si.
Alguns negócios lucrativos no setor automobilísticos
Para finalizar o artigo e demonstrar que é possível iniciar um negócio lucrativo no
setor automobilístico, o Renato resolveu trazer alguns nichos dessa área que podem ser muito rentáveis para quem decidir investir. Na lista abaixo é possível observar quais são:
- O Martelinho de Ouro
O trabalho de Martelinho de Ouro está sendo cada vez mais requisitado, uma vez que essa técnica é utilizada para corrigir pequenos amassados e, em casos mais graves, permite que o funileiro não utilize muita massa para recuperar a lataria.
- Estética automotiva
No mesmo passo que os automóveis estão ficando modernos, seus donos estão cada vez mais vaidosos com seus veículos, por esse motivo existem diversos centros de estética hoje em dia e, diga-se de passagem, os que prestam um bom serviço estão a todo vapor mesmo com a concorrência.
- Pintura automotiva
Automóveis sofrem arranhões todos os dias, portanto o serviço de pintura é outro nicho de negócio que nunca para. Ressalta-se ainda que, se o empreendedor desejar, unir esse serviço com o de funilaria terá ainda mais chances de sair na frente e garantir um negócio extremamente lucrativo.
Claro que, para realizar os procedimentos citados acima, o profissional que irá realizar o serviço precisa ter a capacitação necessária para tal, portanto, aprender como fazer para depois fazer. Isso a Rgolden pode garantir com certeza e, unindo o conhecimento transmitido através da Rgolden com a teoria de como criar um negócio lucrativo, citado ao longo desse artigo, é praticamente certo que o aluno conseguirá alcançar o desejo de ter seu negócio próprio e não se arrepender.
Conclusão
Ao longo do artigo foi possível perceber que um negócio não se cria “no escuro”, é preciso ter tanto o conhecimento prático para executar um serviço quanto o teórico para administrar o novo negócio.