Apesar de ser imprescindível, pouco se fala sobre o processo de montagem e desmontagem de veículos. Essa etapa é fundamental para o reparo do automóvel. Porém, ainda existem estigmas acerca desse serviço. Muitos apontam dificuldades nessa etapa tão primordial para o conserto automotivo.
Contudo, a montagem e desmontagem de veículos está longe de ser um “bicho de sete cabeças“. Pelo contrário, a fama do procedimento, temida por muitos iniciantes, não se justifica. Afinal, todos os carros, independentemente das fabricantes ou modelo, possuem um padrão para o seu desmonte.
Salvo alguns detalhes que se diferenciam, tal como localização de parafusos e peças, nada que uma breve investigação não facilite a identificação correta dos pontos de referência. De forma geral os locais que mais demandam a desmontagem são os painéis de porta, além dos forros do capô e do teto do automóvel. Todos muitos simples de serem separados.
Apesar de não ser uma atividade tão desafiadora, todo o cuidado e atenção são poucos. Os parafusos soltos devem ser ordenados separadamente, para que não haja confusão. As ferramentas empregadas, como cunhas, chaves e mini pregadores são essenciais para retirada de peças. Tenha sempre esses utensílios em mãos. A cunha, por exemplo, possibilita que partes do painel sejam destacadas com muita facilidade, independentemente do modelo.
Para desmontar alguma parte localizada no interior do automóvel, o profissional deverá utilizar luvas. Dessa forma será possível evitar sujeiras que podem, por ventura, comprometer o serviço do martelinho de ouro. Lembre-se que todos os detalhes são importantes para a fidelização de clientes.
Além de atenção redobrada, o serviço requer muita paciência na hora de sua execução. Como dito anteriormente, o profissional deverá gastar um pouco de tempo para encontrar pontos de fixação e espaços que possam ser desmontados. Tendo isso em mente, a condição de trabalho para o reparo de amassados será concluída facilmente.
Depois do serviço, a reposição do material desmontado é ainda mais simples. Basta fazer o encaixe correto dos parafusos e de outros componentes.
A montagem e desmontagem de veículos é um procedimento padrão para quase todos os procedimentos de reparação automotiva. Portanto, atente-se aos detalhes e, claro, antes de realizar os procedimentos profissionalmente, treine bastante. Diante disso, é válido ressaltar a importância de um bom curso automotivo para aulas práticas como os realizados na Rgolden.
Se você gostou, compartilhe nas suas redes sociais. Curta o canal da Rgolden no YouTube e divulgue para os seus amigos.
Obrigado e até a próxima.