Pintura do carro
Estar atento a
pintura do carro é primordial para saber se o mesmo passou por algum tipo de reparo ou, até mesmo, sofreu alguma colisão séria no passado. O problema é que, na hora da compra ou troca, muitas pessoas não sabem como verificar a pintura do automóvel corretamente.
Foi pensando nisso que a Rgolden, referência em cursos voltados ao setor de manutenção automotiva, resolveu trazer ao longo deste conteúdo quatro dicas que, sem dúvida, poderão ser de grande utilidade na hora de comprar um novo automóvel ou, até mesmo, avaliar se determinado reparo foi feito corretamente.
Como saber se a pintura do carro é original?
Saber se a
pintura do carro é original é de extrema importância, uma vez que essa informação, por si só, já fornece dados importantes a respeito do veículo como, por exemplo, saber se o mesmo foi batido no passado.
Muitas pessoas não sabem, mas, normalmente, carros que já sofreram algum tipo de colisão possuem um preço abaixo do normal uma vez que muitas vezes o reparo não proporciona o mesmo acabamento que o original.
Claro que no mundo ideal o correto seria o proprietário atual do veículo fornecer todas as informações para o comprador, mas, infelizmente, isso normalmente não acontece e, por esse motivo, é importante estar atento ao verificar se a pintura automóvel está realmente boa.
Para fazer isso basta ler atentamente as quatro dicas que serão apresentadas nos próximos subtópicos, pois, com certeza ter essas informações em mente ajudarão o leitor a tomar a melhor decisão na hora de realizar a compra, troca ou verificar se o profissional realizou o reparo corretamente.
Antes assista esse vídeo abaixo que o Renato fala sobre a pintura do carro
1 – Procurar por inconformidades na pintura do carro
O primeiro passo, ao avaliar a pintura de um veículo, é verificar se a inconformidades na superfície do automóvel, como por exemplo:
- Locais onde a há resíduos sob a pintura
Se o automóvel não estiver limpo e devidamente lixado antes de receber a tinta, é comum que a mesma fique porosa em alguns lugares. Para identificar tal porosidade na pintura do automóvel basta utilizar o tato passando a palma da mão sobre a superfície do veículo.
- Procurar por pequenas marcas ou emendas
Muitos automóveis, ao passaram por algum tipo de reparo na pintura, não recebem o procedimento correto e isso acaba deixando marcas na superfície do veículo.
Tais marcas podem ser facilmente identificadas, uma vez que a grande característica é a separação da tinta aplicada no repara e a pintura original do automóvel.
É importante ter em mente que encontrar inconformidades na pintura também irá proporcionar um maior conhecimento sobre o veículo, uma vez que elas permitirão saber a extensão do dano anterior ao reparo.
2 – Observar a textura do veículo
O automóvel, ao sair da concessionária, possui uma pintura impecável, sem defeitos e totalmente lisa. O fato é que, com o passar do tempo a pintura começa a desbotar. Isso não quer dizer que o automóvel foi mal cuidado, uma vez que a deterioração da pintura acontece por diversos motivos ao decorrer do tempo.
Sabendo disso é natural imaginar que, após algum tempo, muitos carros irão passar pelo processo de pintura. O fato é que, quando tal processo não é realizado corretamente, a pintura acaba ficando diferente, com uma textura mais lisa ou, até mesmo, mais áspera que a original.
Identificar diferenças na textura do veículo irá mostrar que o automóvel não foi pintado corretamente, podendo o proprietário reclamar na oficina ou, se for em processo de venda, o mesmo terá que abaixar o preço uma vez que o novo proprietário terá que pintar o automóvel novamente.
3 – Olhar o automóvel contra a luz solar
A luz solar mostra muitos defeitos na pintura de carros, por esse motivo é importante, sempre, verificar a pintura durante o dia, uma vez que a noite será impossível fazer esse procedimento.
Vale ressaltar, também, que esse tipo de verificação funciona melhor para carros brancos ou que possuem cores metálicas. Sabendo disso, basta posicionar-se contra o sol e verificar a pintura no local desejado.
Nesse momento é importante procurar por locais mais claros ou mais escuros, são esses locais que foram repintados.
Tais marcas aparecem, normalmente, devido a falta de técnica do profissional que não soube realizar o procedimento corretamente. Por esse motivo é primordial a capacitação em pintura automotiva, uma vez que tal conhecimento fornece ao profissional a capacidade de realizar o processo de pintura da maneira correta, evitando marcas no automóvel.
4 – Atenção aos pequenos detalhes
Muitos profissionais, na hora de realizar o processo de reparo na pintura do carro, acabam por deixar muitas pequenas imperfeições na superfície da pintura. Isso acontece por que, ao dar muita atenção ao automóvel como um todo, pequenos detalhes passam despercebidos pelo profissional.
Vale ressaltar que tal forma de pintura é desaconselhável e, como reforça a
Rgolden para seus alunos, o profissional precisa estar sempre atento aos mínimos detalhes na hora de começar o processo de pintura.
Abaixo segue uma dica que irá ajudar na hora de encontrar pequena imperfeições na superfície do veículo:
- Técnica da folha de papel.
A técnica da folha de papel, apesar de parecer simples, é extremamente efetiva e consiste no seguinte. Pegue uma folha de papel grande e faça um corte retangular na mesma.
Agora basta colocar a folha sobre a superfície do veículo e verificar se a mesma possui imperfeições.
A facilidade de encontrar imperfeições com essa técnica se dá pelo fato da folha limitar a visão da pintura do automóvel e focar somente em pequenos detalhes.
Vale lembrar que a técnica acima é ainda mais efetiva quando for utilizada para comparar a pintura de diferentes setores do automóvel, por exemplo, de uma porta para outra.
Conclusão
O conteúdo acima foi criado com o intuito de instruir o leitor para que o mesmo possa avaliar a pintura do automóvel e saber se existe algum tipo de imperfeição. Lembrando que tais dicas também servem para os profissionais que trabalham na área e desejam verificar o automóvel antes de entrega-lo para o proprietário.
Se você quiser saber mais sobre os
cursos de pintura automotiva da Rgolden, onde o aluno é instruído do início ao fim a respeito dos processos de pintura automotiva, não deixe de acessar o site da empresa através
deste link