Leia mais sobre tipos de pistolas e saiba qual usar em sua oficinae qual é a melhor pistola para pintura automotiva

Assim como no caso da politriz para polir carros, não existe aquilo que poderíamos considerar a melhor pistola para pintura automotiva, uma vez que cada tipo pode ser eficiente em um determinado serviço.

melhor pistola para pintura automotiva

A partir desta visão, antes de escolher uma pistola para pintura automotiva, você deve avaliar a demanda da sua oficina, isto é, se os serviços são de pequena, média ou grande escala.

Leve em conta, ainda, que há 2 tipos básicos, sendo assim vai ter a melhor pistola para pintura automotiva em seus serviços.

Pistolas de pintura de sucção

Equipamentos em que a tinta é pressionada até a saída, possuem regulagem de recuo da agulha e passagem do fluido, além de um reservatório de tinta acoplado abaixo do bico, o que gera um problema de desperdício, uma vez que o acessório “pescador” não consegue sugar a tinta do fundo. Vem com bico que oferece possibilidade para leques verticais, horizontais e cônicos.

Pistolas por gravidade

neste caso, a tinta flui por gravidade, de cima para baixo, até o bico. Elas vêm com kits dotados de agulha, bico e capa de ar, conjunto que auxilia na realização de diferentes acabamentos. Possui, ainda, um filtro de tinta que proporciona uma pintura livre de resíduos.

Além disso, as pistolas precisam se adaptar aos compressores. Logo, antes de comprar ou usar uma pistola, verifique:

Consumo de ar: medido em pés cúbicos por minuto, trata-se do gasto de ar no momento em que se aperta o gatilho, o que se relaciona diretamente com a capacidade de produção de ar do compressor, que precisa ser equivalente.

Pressão de operação: existem pistolas de baixa produção, média produção e alta produção, cada qual precisa se adaptar a um compressor específico para evitar oscilação de pressão na hora da pintura.

Você poderá se aprofundar neste assunto ao realizar o curso de pintura ministrado na tradicional oficina/escola Rgolden, uma das melhores instituições de ensino do setor, no Brasil.

Acesse outros posts do nosso blog para mais dicas, além dos vídeos lançados no canal. Não esqueça de se inscrever e compartilhá-los nas redes sociais.

Obrigado e até a próxima.

 

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
× Como posso te ajudar?