Reparo de para-brisa, uma solução rápida e barata…
Não precisa ser uma pessoa observadora para perceber a enorme quantidade de automóveis que transitam com o para-brisa trincado. o
reparo de para-brisa, pode resolver a maioria das vezes essa situação.
O fato é que, apesar de não parecer algo sério, conduzir o veículo com o para-brisa danificado pode trazer diversas consequências, inclusive o aumento dos danos causados por um acidente.
Pensando nisso a
Rgolden, que é referencia no setor de
cursos automotivos, resolveu trazer esse conteúdo completo sobre o assunto. Tirando todas as dúvidas que o leitor possa vir a ter de uma vez por todas.
É possível fazer o reparo de para-brisa no veículo?
A resposta para essa pergunta pode ser um tanto vaga, mas, não há como responder de outra maneira.
Portanto, é importante saber que, em alguns casos é possível fazer o reparo de para-brisa, enquanto em outros casos não é possível.
Mas por que essa contradição? Simples, o para-brisa de um veículo apresenta diversos elementos voltados para a segurança dos ocupantes do automóvel.
Claro que, ter o para-brisa intacto não vai impedir que o mesmo se quebre ao receber algum forte impacto, mas, com certeza os danos serão ainda maiores se o mesmo já estiver fragilizado.
Portanto, é possível chegar à conclusão de que em alguns casos o para-brisa pode ser reparado, mas, quando isso não é possível é primordial que o mesmo seja substituído por outro.
Quando é possível realizar o reparo de para-brisa?
O para-brisa do carro tem conserto quando o mesmo não apresenta danos consideráveis, ou seja, quando a região afetada é pequena e não muito profunda.
Abaixo seguem alguns exemplos dessas situações:
Para se ter uma ideia da região considerada “reparável, a mesma não pode ser mais que uma moeda de um real.
Claro que essa é uma unidade de medida criada afim de facilitar o diagnostico do para-brisa, portanto, não é regra fundamental.
- Não ter sido reparado duas vezes anteriormente
Após receber o reparo de para-brisa por duas vezes, não é permitido realizar o procedimento novamente, visto que a estrutura do vidro do para-brisa ficará cada vez mais frágil.
- O reparo só poderá ser realizado em danos externos
Assim como qualquer outro elemento do automóvel, o para-brisa foi projetado para suportar uma pressão interna diferente da externa.
Tal diferença de pressão não permite que o para-brisa seja reparado pelo interior do automóvel, visto que isso iria prejudicar as propriedades mecânicas do para-brisa suportar a diferença de pressão.
- O reparo não deve ultrapassar 30 dias
Para que o vidro do para-brisa retorne a sua qualidade original é preciso realizar o procedimento antes do prazo de 30 dias, considerado seguro para esse tipo de serviço.
Recuperar o para-brisa é legal?
Como foi dito anteriormente, existem certas razões especiais que tornam o
conserto do para-brisa do carro possível.
Sabendo disso, é possível constatar que qualquer outra técnica que fuja das regras estipuladas anteriormente pode ser algo ilegal.
Claro que, devido ao trabalho realizado, muitas vezes não é possível observar a trinca no vidro, mas, se algo acontecer e for constatado o reparo irresponsável do para-brisa, o motorista poderá, até mesmo, perder a carteira de habilitação.
Vale ressaltar aqui que dirigir com o para-brisa trincado não causa a perda da habilitação, mas sim o fato de o motorista estar ciente de estar conduzindo um veículo não seguro.
Como o procedimento de recuperar o para-brisa é feito
Antes de iniciar o tópico, é preciso lembrar que os procedimentos descritos logo abaixo têm, por objetivo principal, informar o leitor de forma didática.
Portanto, de forma alguma o mesmo deve encarar isso como um “faça você mesmo”, pois, para realizar o processo é preciso ter conhecimento técnico e avaliativo do assunto, algo que somente os profissionais da área possuem.
Abaixo segue um dos passos a passo realizados no conserto do para-brisa de carro:
- Limpeza completa do para-brisa
- É marcado os locais com trincas e fissuras
- O profissional aplica uma resina no local do defeito
Basicamente podemos dizer que esse é o procedimento básico de um profissional que, diariamente, realiza reparos em diversos automóveis ao longo do dia.
Vale ressaltar que existem outros procedimentos que, por sua complexidade, não estão sendo exemplificados aqui.
Mas, diga-se de antemão que a
Rgolden possui um curso completo focado no reparo de para-brisa.
Portanto, qualquer pessoa que deseje utilizar essa técnica para empreender em um novo negócio lucrativo ou, até mesmo, realizar reparos ocasionais, pode aprender tudo o que precisa através do
curso de reparo de vidro.
Quanto tempo o conserto de para-brisa demora
Para calcular o tempo que o para-brisa irá ficar no conserto, é preciso primeiramente levar em consideração duas variáveis muito importantes, são elas:
Variável 1 – a troca completa do para-brisa
A troca completa do para-brisa pode demorar algumas horas e requer mãos habilidosas no manuseio de determinadas ferramentas especiais.
Variável 2 – O Conserto do para-brisa
Embora seja impossível prever o tempo de reparo, visto que existem diferentes tipos de danos, vale ressaltar que esse tipo de serviço costuma durar, no máximo, 40 minutos a 1 hora.
Note que fazer o reparo do para-brisa, proporciona praticidade financeira ao motorista, visto que não precisará comprar um para-brisa novo e também oferece rapidez e eficiência, fazendo com que o automóvel não fique muito tempo na oficina.
Dirigir com o para-brisa trincado gera algum tipo de
multa?
Dirigir com o para-brisa trincado pode, ou não, gerar multa. Isso irá depender, exclusivamente, do tamanho, ou diâmetro, da região que sofreu o dano.
Portanto, estar informado a respeito dos valores toleráveis é de extrema importância para que o condutor não venha a sofrer nenhum tipo de parada pela fiscalização ou multa.
Abaixo segue uma pequena lista de infrações que podem gerar a multa:
- Conduzir um veículo que possua trincas de 2,5cm de comprimento das bordas
- Possui danos circulares maiores que 4cm.
- Ter mais que duas trincas no para-brisa
- Possuir trincas com mais de dez centímetros
Qualquer um dos itens acima, quando infligidos, podem causar multa ou, até mesmo, a apreensão do veículo. Portanto é muito importante estar com o mesmo em perfeito estado.
Conclusão
O conteúdo acima tem o objetivo de mostrar para o leitor e incentiva-lo a buscar soluções alternativas para o problema com o para-brisa trincado.
Lembrando, mais uma vez que a Rgolden possui toda a bagagem do conhecimento necessária para transmitir para o aluno tudo o que ele precisa para consertar o para-brisa de carros de forma eficiente e rápida. Consulte
neste link