9 dicas para contratar colaboradores e reter talentos

9 dicas para contratar colaboradores e reter talentos

Contratar colaboradores eficientes e responsáveis não é tão difícil quanto parece. Com tanta mão-de-obra disponível no mercado, basta que você aprenda a selecionar os talentos com mais aptidão para trabalhar em sua empresa e logo terá um time muito capacitado, que tornará seu empreendimento ainda mais rentável.

contratar colaboradoresMas, se você ainda tem dificuldades em fazer essa seleção com exatidão, nós iremos te ajudar. Preparamos esse guia com 9 dicas que vão te ajudar a encontrar os melhores colaboradores para o seu negócio e, principalmente, a mantê-los com você.

 

1.      Defina a vaga com o máximo de detalhes que puder

A nossa primeira dica é muito funcional e vai te poupar um grande trabalho depois, sem precisar selecionar uma diversidade de currículos que não se adequam ao perfil da empresa ou da vaga.

Defina a ocupação com o máximo de detalhes, exemplificando quais são as necessidades e competências exigidas para aquela função. Assim, além de dispensar curiosos ou pessoas que não estão capacitadas, você também já determina o perfil que deseja para agregar em sua empresa.

 

2.      Anuncie a oportunidade em diversas plataformas ou lugares

Hoje, com a possibilidade de divulgar vagas de emprego em diversas plataformas, fica muito mais fácil encontrar um profissional adequado as suas necessidades. Por isso, invista nessa promoção em todos os meios que conseguir.

Vale a pena cadastrá-la em bancos de emprego, divulgar em redes sociais e, até mesmo, contar com a ajuda de órgãos de trabalho do governo, como o PAT. Além disso, não é inválido fazer uma divulgação menos tecnológica e distribuir panfletos por aí. Mas, lembre-se de não comprometer o seu orçamento com isso.

 

3.      Faça um processo seletivo e invista em entrevistas completas

Outra dica para contratar colaboradores perfeitos para o seu negócio, está em fazer um bom processo seletivo e entrevistas robustas. Assim, você evita recair em situações onde poderá se arrepender da contratação depois.

Por isso, quando estiver com vagas abertas para contratação, tenha em mente que deverá dedicar um tempo considerável para análise de currículos e, posteriormente, nas entrevistas. Só assim você conseguirá conhecer um pouco mais sobre os selecionados.

Essa matéria divulgada no portal G1 pode te ajudar a criar um roteiro de perguntas para tornar as suas entrevistas mais assertivas.

 

4.      Não se restrinja ao que está no currículo do profissional

Nem sempre aquele colaborador que fará diferença na equipe, tem um currículo recheado de experiências e formação profissional. Portanto, não se fixe apenas no que está escrito no material que ele te entregar.

Nesse ponto, o recurso das entrevistas funciona como um adendo à essa dica de contratar colaboradores. Afinal, apenas por ela você conseguirá ter uma noção mais completa sobre as competências e interesse do entrevistado.

 

5.      Ofereça treinamento e capacitação à equipe

Mais do que apenas oferecer um emprego, se você realmente quer reter um talento em sua empresa, é essencial que você ofereça algo que lhe seja válido e importante. Por isso, não elimine a possibilidade de treinar a sua equipe de novos colaboradores, para que eles garantam máxima eficiência em sua rotina de trabalho.

Além de conquistar profissionais mais capacitados e integrados a sua cultura organizacional, você terá um grupo mais coeso e com muito mais interesse em agregar valor ao seu negócio.

 

6.      Selecione e avalie todas as opções

Selecionar currículos é um trabalho que exige tempo e atenção. Afinal, você pode deixar escapar um ótimo talento, apenas porque ele não atende primariamente às regras que determinou para a ocupação da vaga.

Por isso, antes de descartar opções, avalie todas elas. Por vezes, você poderá encontrar um verdadeiro talento entre os diversos currículos em suas mãos. Essa dica para contratar colaboradores também é válida para uma gestão mais humana dentro de uma empresa.

 

7.      Seja transparente em relação a regras e deveres do colaborador

Há um ditado que diz “o combinado nunca é caro” e ele se aplica perfeitamente à dica que daremos agora. Não há nenhum mal em já definir quais serão as exigências e regras que o colaborador precisará cumprir em sua rotina de trabalho, muito pelo contrário.

Sabendo exatamente o que deverá fazer e quais as obrigações que terá diariamente, o próprio candidato poderá definir se essa é uma boa oportunidade. Assim, você também conseguirá fazer uma seleção mais dinâmica e encontrar os talentos que realmente irão agregar ao seu negócio.

 

8.      Demonstre oportunidades de crescimento

Ninguém inicia um trabalho, pensando em ficar estagnado, nem mesmo você, quando decidiu abrir a sua empresa. Então, tenha em mente que os seus colaboradores também esperam por essas oportunidades de crescimento.

Por isso, pense sempre em alternativas onde eles possam demonstrar sua capacitação e, dessa forma, conquistar posições cada vez melhores. Além de investir no próprio profissional, esse tipo de atitude tende a reduzir custos para o empresário, já que é mais vantajoso financeiramente apostar em um talento que já está dentro de seu negócio.

 

9.      Seja flexível

A nossa última dica para contratar colaboradores, se refere a sua postura como empreendedor. Sempre tenha em mente que você está lidando com pessoas e que, por isso, precisa ser flexível diante de determinadas situações.

Converse com o possível selecionado, ouça as suas questões e avalie as possibilidades. Por vezes, vale a pena flexibilizar algumas condições, apenas para reter aquele talento em sua empresa. Acredite, esse tipo de gestão humana traz resultados consideráveis em níveis de produção e, consequentemente, maior lucratividade para o seu empreendimento.

 

Contratar colaboradores não precisa ser difícil!

Agora, com as nossas dicas, você já tem uma orientação sobre como contratar colaboradores e fazê-los se sentir valorizados e parte integrante da sua equipe. Lembre-se que reter talentos também faz parte das obrigações de um bom gestor e essa avaliação só é possível quando se tem completa noção do seu quadro de funcionários.

Por isso, invista em criar um processo seletivo bem abrangente e faça uma orientação completa, para não se perder no momento da entrevista ou acabar contratando alguém pouco capacitado apenas pela necessidade imediata.

Invista em um bom relacionamento e veja como os frutos do rendimento serão colhidos com muito mais prazer!

Confira mais dicas em nosso site.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
× Como posso te ajudar?