5 dicas para encontrar uma oficina mecânica de confiança

Oficina mecânica: Mais tranquilidade na hora de cuidar da manutenção do seu carro.

oficina mecanicaImprevistos acontecem a todo momento com os motoristas dos quatro cantos do Brasil. São pneus furados num dia, lataria amassada no outro, vidros quebrados na semana seguinte e assim por diante. Em quaisquer dos casos, contar com os serviços de uma oficina de confiança pode evitar que você caia em verdadeiras roubadas.

Mas como escolher uma oficina mecânica de confiança? Aqui vão 5 dicas que poderão lhe ajudar neste processo:

  1. Sondagem inicial

Saiba qual serviço você pretende encomendar, o que pode ser o Martelinho de Ouro, o Reparo de Vidro, a Colorimetria Automotiva ou outro e pesquise ao menos 10 oficinas relacionadas na internet. Compare os sites e os serviços oferecidos.

  1. Verificação de registro

Saiba se os donos do empreendimento possuem empresa aberta e se estão como os alvarás em dia. Descarte as oficina mecânica clandestinas, que podem ser mais baratas, mas o risco de ter prejuízo em uma delas é muito grande.

  1. Análise do histórico

Selecione as oficinas que lhe passaram a melhor impressão e pesquise na internet se existem reclamações de clientes contra elas. Saiba se as pendências foram resolvidas e como. Não se esqueça de ligar no Procon para descobrir se há reclamações contra a oficina mecânica no banco de dados desta instituição de proteção ao consumidor.

  1. Cotação de preços

Escolha 3 oficina mecânica dentre as 10 que você pesquisou nas etapas 1, 2 e 3 e ligue para saber mais sobre o modo como os serviços são realizados, os prazos de entrega, as garantias e, é claro, os preços.

  1. Visita ao local

Vá até as oficinas que você cotou no passo 4 e verifique se o ambiente de trabalho, a uniformização, a disposição das ferramentas, a limpeza, a organização, a comunicação entre os funcionários e os procedimentos operacionais são condizentes com os de uma oficina de respeito.

De posse destas informações, pode-se escolher não apenas uma oficina de confiança, mas uma que lhe proporcionará o melhor custo/benefício. Por exemplo, entre duas oficinas muito semelhantes é possível optar por aquela que seja a mais próxima de sua residência ou trabalho.

De qualquer forma, não existe nenhuma lei que diz que você tem que ter apenas uma oficina de confiança. Ou seja, é permitido ter 2, 3, 4, uma em cada cidade, como desejar. Basta usar as dicas deste artigo para fazer uma seleção.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
× Como posso te ajudar?